Páginas

quarta-feira, 16 de março de 2016

Sebrae entrega prêmio para mulheres de negócios do Maranhão



Do total de 285 inscritas, quatro empresárias levaram a melhor na premiação que valoriza a força do empreendedorismo feminino no estado. 

As vencedoras do Ciclo 2015 da Mulher de Negócios, com a gestora do prêmio, Marisa do Amparo Teles, a presidente da ACM e conselheira do Sebrae, Luzia Rezende, e a diretora de Administração e Finança do Sebrae no Maranhão, Rachel Miranda Jordão.




As empresárias Iana Minelle (Madame Bijoux/Madame Acessórios – São Luís), Margot Stinglwagner (Tiquira Brasil – Santo Amaro), Rita Maria Mariano (Colégio Delta Infantil - Imperatriz) e Raquel Mello (UR Welcome - Imperatriz) foram as grandes vencedoras estaduais do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios – Ciclo 2015, respectivamente nas categorias Ouro Microempreendedora Individual; Ouro Pequenos Negócios, Prata Pequenos Negócios e Bronze Pequenos Negócios. O evento aconteceu na terça-feira, 15, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís.

Aferidas pelos preceitos da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), as histórias da incursão dessas mulheres pelo mundo dos negócios se destacou entre 285 relatos inscritos no Ciclo 2015 da premiação estadual – apenas a categoria Produtora Rural não obteve pontuação para premiação que valoriza e reconhece o empreendedorismo feminino no país. 

“Eu nem acredito que ganhei! Se me dissessem há cinco anos que aconteceria esse momento hoje em minha vida, duvidaria muito”, enfatizou a empresária Margot Stinglwagner, ao receber o prêmio das mãos da diretora de Administração e Finanças do Sebrae no Maranhão, Rachel Jordão e do conselheiro da instituição e presidente da Faema, Raimundo Coelho.

Vivendo tranquilamente em Ipanema, no Rio de Janeiro, a empresária conta que veio ao Maranhão a passeio, conheceu Santo Amaro e voltou, há cinco anos, para montar uma pousada de charme no município dos Lençóis Maranhenses. “Não cheguei a concretizar o projeto no segmento de hospedagem, mas me apaixonei pela tiquira após provar o seu sabor e aqui estou: dona da única fábrica brasileira dessa bebida genuinamente maranhense. A nossa Tiquira Guaaja já é comercializada no Centro Sul do país e, em breve, a levaremos para outros países”, sinalizou a empresária que iniciou a produção na fábrica em janeiro do ano passado, sempre com o acompanhamento do Sebrae.

A empresária Iana Minelli – vencedora da categoria Ouro Microempreendedora Individual, conta que a premiação indica que está no rumo certo. “Todos os erros e acertos que tive me trouxeram até aqui, além de muito amor ao que faço, dedicação e respeito ao cliente e o fato de estar sempre antenada com as novidades do segmento que escolhi para investir. Para todas aquelas que pensam em entrar no mundo dos negócios, a caminhada pode até ser longa e árdua, mas é muito gratificante”, indicou a empreendedora que, hoje, já está com duas lojas e mudou de MEI para microempresa.

Região Tocantina
Da Região Tocantina foram premiadas duas empresárias do setor de Educação – Rita Mariano e Raquel Mello, proprietárias do Colégio Delta Infantil e do UR Welcome International, respectivamente. Para as empreendedoras, o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios coroa o empreendedorismo feminino no Brasil e cumpre o seu papel de estimular o chamado sexo frágil para também participar e contribuir ativamente com o desenvolvimento econômico do estado e do país.

“Cuidamos das nossas empresas com o mesmo amor que dedicamos à nossa família, não abrindo mão da sensibilidade que nos é peculiar na tomada de decisões importantes do mundo dos negócios. Estar entre as vencedoras deste prestigiado prêmio coroa a nossa história como empresárias e nos dá a certeza de que caminhamos na direção certa. Ainda temos muito desafios e não iremos desistir”, destacou Rita Mariano, vencedora prata da categoria Pequenos Negócios.

A empresária Raquel Mello acrescentou que estar entre as finalistas já significou bastante. “Concorremos com mais de 280 candidatas de todo o estado e ficar em terceiro lugar na categoria Pequenos Negócios nos desafia a continuar aprimorando os nossos processos e a não abrir mão da excelência para a satisfação de nossos clientes”.




Reconhecimento ao empreendedorismo feminino
 


É para valorizar a força feminina e a coragem de enfrentar mais uma jornada diária, além das já vividas no dia a dia, que o Sebrae e parceiros institucionais criaram o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. “Mulheres que se dedicam a fazer melhor a cada dia e que, no mundo dos negócios, se mostram extremamente competentes, empreendedoras e ativas tanto quanto os homens”, destacou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão, Edilson Baldez das Neves.

Já a diretora de Administração e Finanças da instituição, Rachel Jordão, ressaltou em sua fala que, apesar de o sexo masculino ainda estar à frente, com 53,3%, as mulheres avançam progressivamente, mostrando que o mundo dos negócios é um espaço que podem ocupar sem problemas. “Hoje, mais de 7,3 milhões delas possuem um negócio no país; no Maranhão, são 259,7 mil, correspondendo a 33,5% do percentual de donos de negócios no estado. Um quantitativo, sem dúvida nenhuma, considerável”, pontuou.

A solenidade de entrega do Mulher de Negócios contou ainda com a presença dos conselheiros do Sebrae – Marcelino Araújo (Fecomércio), Raimundo Coelho (Faema) e Luzia Rezende (Associação Comercial do Maranhão); o diretor técnico José Morais, a presidente do Conselho da Mulher Empresária, Edna Montenegro e demais convidados.

O Mulher de Negócios é uma promoção do Sebrae em parceria da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e a Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do editor do Blog do Vanilson Rabelo. Ficando responsabilizado (a), quem o escreveu.