Páginas

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

LAGO VERDE-MA: Sistema de saúde pública do município está um caos; hospital está sem médico há mais de dois meses e pacientes ainda são ameaçados...

Prefeito de Lago Verde, Dr. Francisco Clidenor.
Pacientes que moram em Lago Verde, a 295 km de São Luís, e que precisam fazer exames fora da cidade, há vários meses estão com dificuldades de conseguir realizar o tratamento, isso porque a Secretaria Municipal de Saúde estaria deixando de repassar os valores relacionados ao Tratamento Fora de Domicílio (TFD).

Vale lembrar que tanto o TFD, quanto a verba para o transporte é repassado pelo Governo Federal, então a pergunta dos lagoverdenses; "Para onde está indo o dinheiro"? E "Porquê ameaçar pacientes de chamar a Polícia para prendê-los"?.

A reportagem da TV Lago Verde mostrou em primeira mão e com exclusividade o caos na saúde no município. A irresponsabilidade com a coisa pública não é novidade na atual administração que tem a frente o prefeito, Francisco Clidenor, que por ironia do destino, também é médico.

As informações são de que o Hospital Joana Almeida, encontrasse em estado deplorável, estrutura comprometida, falta de remédios e atendimento médico de qualidade, o que já dura há pelo menos dois meses. 

SAIBA O QUE É TRATAMENTO FORA DO DOMICÍLIO – TFD.

O Tratamento Fora de Domicílio – TFD, instituído pela Portaria nº 55 da Secretaria de Assistência à Saúde (Ministério da Saúde), é um instrumento legal que visa garantir, através do SUS, tratamentomédico a pacientes portadores de doenças não tratáveis no município de origem por falta de condições técnicas.

Assim, o TFD consiste em uma ajuda de custo ao paciente, e em alguns casos, também ao acompanhante, encaminhados por ordem médica à unidades de saúde de outro município ou Estado da Federação, quando esgotados todos os meios de tratamento na localidade de residência do mesmo, desde que haja possibilidade de cura total ou parcial, limitado no período estritamente necessário a este tratamento e aos recursos orçamentários existentes.

Destina-se a pacientes que necessitem de assistência médico-hospitalar cujo procedimento seja considerado de alta e média complexidade eletiva.

O QUE ESTE PROGRAMA OFERECE?

• Consulta, tratamento ambulatorial, hospitalar / cirúrgico previamente agendado;

• Passagens de ida e volta - aos pacientes e se necessário a acompanhantes, para que possam deslocar-se até o local onde será realizado o tratamento e retornar a sua cidade de origem;

• Ajuda de custo para alimentação e hospedagem do paciente e/ou acompanhante enquanto durar o tratamento.

Acompanhe abaixo a reportagem produzida pelos repórteres Dyaconon Sousa e Luana Muniz, onde mostra o estado lastimável que se encontra a saúde municipal de Lago Verde;



Prefeitura silencia diante das denúncias.

A reportagem do Blog do Vanilson Rabelo procurou a prefeitura de Lago Verde para falar sobre o caso, entretanto, nossas ligações não foram atendidas, e nem as mensagens foram retornadas.

Redação/Vanilson Rabelo.

2 comentários:

  1. O povo tem o governo que merece

    ResponderExcluir
  2. A frase o povo tem o governo que merece É um pouco distorcida deveria ser o povo tem o governo que mente melhor e que gasta nas campanhas. É crítico a situação dos nossos municípios. Ladrões a frente dos municípios sucateando roubando e desviando dinheiro da saúde educação. Deveria haver uma fiscalização mas rígidas Mas de contra partida a Câmara que tem o papel de cobrar e fiscalizar contribuem com essa máfia de desvio do dinheiro publico deveria ter pena de morte pvessa corja porque são pagos pra servi e não p desviar mas só chegar as eleições essa cambada imunda iram bater a nossa porta c promessa de dias melhores e uma nota de cem no bolso e uns eleitores desgraçados Iram votar novamente e passar mas 4 anos chamando o prefeito de ladrão e esquecem que os cem que recebeu na campanhajá pagou os 4 anos de sofrimento.

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do editor do Blog do Vanilson Rabelo. Ficando responsabilizado (a), quem o escreveu.