Páginas

sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Roberto Costa anuncia Curso de Medicina em Bacabal...



Depois de uma luta de quase cinco anos para a instalação do Curso de Medicina para Bacabal, o deputado estadual Roberto Costa anunciou, hoje (28), a escolha da faculdade mantenedora do curso na cidade. A Faculdade Pitágoras, do grupo Kroton, será a responsável pela instalação do Curso de Medicina no município já a partir de 2019.

Junto aos parlamentar, há cerca de 6 meses, o prefeito de Bacabal, Edvan Brandão, também fez parte dessa luta, integrando comitiva que foi até o Ministério da Educação (MEC), para tornar o sonho de milhares de bacabalenses e maranhenses realidade, oferecendo estrutura adequada para que o município recebesse a preparação para formar novos médicos.

“Nós recebemos com muita alegria a notícia de que a faculdade Pitágoras irá instalar, já em breve, o Curso de Medicina na cidade de Bacabal. É uma luta nossa, junto ao senador João Alberto e o deputado João Marcelo para que este sonho de milhares de bacabalenses, e maranhenses em geral, fosse realizado efetivamente. Esse é mais um passo para a concretização desse projeto. Não podemos esquecer também de mencionar o prefeito Edvan, que foi um grande aliado e parceiro nesta luta”, destacou Roberto Costa.

A publicação informando a escolha da faculdade Pitágoras para instalar o curso de Medicina na cidade de Bacabal e Codó saiu no Diário Oficial da União desta sexta-feira (28). Santa Inês também teve o IPTAN, como instituição que instalará o Curso no município.

Relembre

O deputado Roberto Costa, desde 2013, vem lutando para implantação do curso de Medicina, onde se reuniu, na época, com ministro da Educação, Aluízio Mercadante, que autorizou o curso para Bacabal.

Porém, mesmo com a aprovação, a Prefeitura de Bacabal deveria se manifestar para que a instalação se efetivasse. Como não houve a manifestação, por falta de preenchimento de formulário no site do Ministério da Educação, todo o processo acabou sendo arquivado.

Diante desta situação, o deputado Roberto Costa e o senador João Alberto não desistiram e continuaram lutando incansavelmente, buscando uma nova aprovação.

Em uma audiência realizada em Brasília, com o presidente Michel Temer, e o ministro da Casa Civil Eliseu Padilha, o parlamentar teve a garantia de uma nova aprovação do curso para Bacabal.

Depois disso, uma nova visita foi realizada pela Comissão do Ministério da Educação em Bacabal constatando, que o município não tinha estrutura para receber o curso, os postos de saúde não funcionavam adequadamente, não tinham médicos, falta de medicação, os salários dos funcionários atrasados e o Hospital Municipal não teria condição de fazer uma cirurgia. Após tomar conhecimento, o deputado usou a tribuna da Assembleia e exigiu que a Prefeitura apresentasse recursos visando garantir a instalação do curso. Após as cobranças do Parlamentar, em março deste ano, a aprovação foi garantida e o processo para instalação iniciado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do editor do Blog do Vanilson Rabelo. Ficando responsabilizado (a), quem o escreveu.