Páginas

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

BACABAL: Tenente-Coronel Rômulo é o novo comandante do 15º BPM, Coronel Eurico assumiu o comando de Policiamento de Área 1


Aconteceu no início da noite de ontem (5), em solenidade presidida pelo Coronel PM Zózimo Paulino da Silva Neto, a passagem de comando do 15º BPM sediado na cidade de Bacabal. O Tenente-coronel PM Rômulo Henrique Araújo Costa é o novo comandante. Em contrapartida o Coronel PM Eurico Alves da Silva Filho, assumiu o Comando de Policiamento de Área 1 (CPAI 1), que terá abrangência em pelo menos 25 municípios, incluindo, Bacabal.

Participaram ainda do evento o secretário de Articulação Política do município, Rogério Santos, que no ato representou o prefeito de Bacabal, José Vieira Lins e os demais secretários: Ramiro, Assessor Especial da prefeitura de Bacabal; Dr. Guedes (Administração), Paulo Campos (Cultura), Gleidson Santos (Meio Ambiente); os vereadores Coronel Egídio Amaral, professor Maninho, Irmão Leal e Regilda Santos.



Também estiveram presentes o delegado Regional de Polícia Civil de Bacabal, Dr. Elson Ramos; o capitão QOBM Warley, comandante do 6º BBM de Bacabal; Dr. Marcelo, delegado de polícia; senhora Daniele Miranda, diretora da 5ª Ciretran de Bacabal; Capitão PM Leila, diretora-adjunta do Colégio Militar; professor Sebastião, representante da secretaria de Mulher; Maria Eliene, do Conselho Tutelar, autoridades civis, militares, eclesiásticas, empresários e convidados.

A tropa formada foi comandada pelo Capitão PM Araújo. A Banda Santa Cecília também esteve presente.  O ato teve início com a leitura dos atos administrativos do comando da Polícia Militar do Maranhão, de exoneração e nomeação dos comandantes substituído e substituto. Em sua fala o Coronel PM Eurico, agora comandante do CPAI 1, disse da satisfação em ter sido comandante do 15º BPM, onde agradeceu a todos os seus integrantes pela cooperação com o seu comando.

Também enfatizou o empenho de todos quando conseguiu reduzir os índices criminais em toda a área do 15º BPM, principalmente nos crimes contra a vida. Os índices caíram em 41 por cento na cidade de Bacabal e em 53 por cento na área do BPM. Sob o seu comando, quadrilhas foram desarticuladas, centenas de veículos roubados ou furtados recuperados, armas e drogas apreendidas. “Eu agradeço de coração a ajuda de cada um dos senhores para que estes índices fossem alcançados”, disse o Coronel PM Eurico.




O coronel PM Eurico também foi agraciado com a “Medalha Batalhão de Suez”. A iniciativa foi do vereador Coronel Egídio Amaral.



O novo comandante do 15º BPM, Tenente-coronel Rômulo Henrique Araújo Costa, também usou da palavra e disse da satisfação de hoje, ser o comandante do 15º BPM, e de forma humilde e direta pediu aos seus novos comandados, a ajuda, o empenho, a vontade, o compromisso de todos em prol do seu comando. “Eu peço a todos vocês que ajudem este comando. E friso ainda mais: aquele que pede ajuda, tem que está pronto e disposto a também ajudar. O meu gabinete estará 24 horas a disposição de todos os senhores como também da população bacabalense e da região”, concluiu.

Quem é o Tenente-Coronel Rômulo

Rômulo Henrique Araújo Costa, Tenente-Coronel PM, nasceu em 25 de julho de 1976, na cidade de São Luís – MA. É filho de José Ribamar Costa e Maria de Jesus Araújo Costa. Casado com dona Simonia Maria dos Santos Costa com a qual têm dois filhos: Saulo Yuri dos Santos Costa e Samuel Yrion dos Santos Costa.

Formação Acadêmica

Bacharel em Segurança Pública – Uema (1996)

Bacharel em Teologia – Faculdade de Teologia Hokemã (2013)

Bacharel em Direito – Universidade Ceuma (2013)

Pós-graduado em Docência do Ensino Superior – Faculdade Cândido Mendes (2002)

Pós graduado em Direito Penal e Processo Penal – Faculdade Damásio (2016)

Cursos Militares

Curso de Especialização Em Segurança Pública – PMPB (2008)

Curso de Tiro Defensivo Método Giraldi – PMMA

Curso de Força Tática – PMMA (2016)

Curso de Multiplicador Em Direitos Humanos – PMMA

Curso de Auditoria e  Controle Externo – Academia Coronel Walterler – Natal (2014)

Outros Cursos

Curso de Oratória para Gerentes – Escola de Governo do Maranhão

Curso de Instrutor de Trânsito – Denatran (1999)

Curso  de Examinador de Trânsito – Denatran (1999)

Curso de Diretor Geral de Centro de Formação de Condutores – Denatran (2002)

Atividades Desenvolvidas

Comandante da 4ª Cia do Bptran (1997 a 2001)

Comandante de Pelotão  do CFSD PM (2001 A 2002)

Sub Chefe da Diretoria de Pessoal 3  (2003 a 2006)

Ajudante de Ordens do Governador Jackson Lago (2007 a abril de 2009)

Secretário da Comissão de Promoção de Praças da PMMA (Abril de 2009 a dezembro de 2013)

Assistente do Subcomandante Geral da PMMA (2011 a 2013)

Assistente do Sub Chefe do Estado Maior Geral da PMMA (Agosto a dezembro de 2014)
Comandante da 8ª Companhia Independente sediada na cidade de Itapecuru-Mirim (Janeiro de 2015 a 04 de outubro de 2017)

Condecorações

Agraciado com as medalhas de Serviço Policial Militar de 10 e 20 anos de bons serviços prestados à PMMA

Agraciado com a Medalha de Mérito Operacional da PMMA

Agraciado com a Medalha Brigadeiro Falcão – Maior comenda da PMMA


Agraciado com a medalha de Mérito Policial da PMPI – Maior comenda daquela coirmã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do editor do Blog do Vanilson Rabelo. Ficando responsabilizado (a), quem o escreveu.