Páginas

terça-feira, 17 de outubro de 2017

Deputado Roberto Costa defende a proteção do Rio Mearim em audiência pública


Assessoria/Dep. Roberto Costa.

O deputado Roberto Costa (PMDB) participou na manhã desta terça-feira (17) da audiência pública para discutir o fortalecimento dos comitês de Bacias Hidrográficas, para proteção das águas do Rio Mearim.

A audiência ocorreu na sala de comissões da Assembleia Legislativa e foi conduzida pelo deputado Vinícius Louro. Participaram da reunião ainda os deputados Rafael Leitoa (PDT) e Júnior Verde (PRB), presidentes dos comitês protetores das bacias hidrográficas e órgãos estaduais, como a Secretaria de Meio Ambiente e a Universidade Estadual do Maranhão, além de vereadores e secretários municipais.

A principal preocupação dos parlamentares é a implantação imediata de um programa de proteção de todas as nascentes dos rios maranhenses, em especial a do Mearim. Um dos itens debatidos foi o Programa de Fortalecimento do Comitê de Bacias Hidrográficas (ProComitê) e a operacionalização do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FERH), para garantir a proteção das águas do rio Mearim.

Para Roberto Costa, a falta de interesse dos governantes em agilizar a implantação do programa de proteção das nascentes do rio Mearim é o principal obstáculo, e que prejudica milhares de pessoas em diversos municípios. Costa citou o exemplo de Bacabal, onde há racionamento de água. “Não há gestão dos responsáveis nem plano emergencial para atender as necessidades nos momentos mais críticos, de falta d’água na cidade. Isso acaba por prejudicar toda a população”, disse. Roberto Costa ainda sugeriu que a audiência fosse remarcada, para que a Comissão realize a convocação de Marcelo Coelho para vir até a Assembleia mostrar as informações solicitadas.

De acordo com os parlamentares, o Fundo pode ser a salvação, com R$ 42 milhões de orçamento, mas só R$ 50 mil estariam indo para cada Comitê de Bacia, que estão sem estrutura para garantir a preservação das nascentes.

Um comentário:

  1. Ainda bem que alguém fará algo pelo nosso rio. (*obrigado Roberto Costa) . Ha tempos que o nosso PROFESSOR JERRY luta a favor da proteção desse rio e agora ganhará um aliado, mas seria muito bom se a população entrasse nessa luta.

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do editor do Blog do Vanilson Rabelo. Ficando responsabilizado (a), quem o escreveu.