Páginas

sexta-feira, 16 de setembro de 2022

EDITORIAL: Delegado regional Oséias Cavalcante o que está acontecendo com a 16ª DRPC?...

Atuação da nossa delegacia regional de Bacabal, atualmente é classificada como 'ineficaz'. E claro, irei explicar o porquê.  

Bacabal tem hoje, mais de 100 mil habitantes, e é uma das maiores cidades do estado do Maranhão, como uma cidade Polo, tem o privilégio de ter uma Delegacia Regional, no caso a 16ª DRPC; que compreende, e é responsável por outros 13 municípios.

Por aqui, vários delegados (as) já passaram, e comandaram com maestria a Regional da nossa Polícia Judiciária, no momento, posso esquecer os nomes de alguns, mas, os que não me falham a memória, relatarei a partir de agora;

Henrique Perlmutter, Jader Alves, Carlos Alessandro, Dra. Ironeide Melo, Leonardo Oliveira, Elson Ramos, Carlos Renato, Daniel de Arruda Antunes, até chegar no atual, delegado regional, Dr. Oséias Cavalcante.

Bem, nos oito primeiros nomes; aqui destaco Jader Alves e Carlos Alessandro, esse último, agora na “Superintendência Estadual de Investigação Criminal”, devido ao belo trabalho que fez em Bacabal, antes de ser promovido para a tão temida pelos bandidos, (SEIC).

Como disse, antes de Oséias Cavalcante, todos os titulares da 16ª DRPC fizeram uma verdadeira revolução à frente dessa Regional, tornando-a exemplo para outras regionais de Polícia Civil pelo estado. Com ênfase para os anos de 2012 e 2015, quando eu, naquela oportunidade, tive o privilégio de realizar várias e várias coberturas jornalísticas policiais, por duas emissoras de Televisão da cidade.

Naquela época, sem dúvida a operacionalidade da 16ª DRPC era incansável, principalmente no combate ao tráfico de drogas, realizando apreensões de armas de fogo, recuperação de veículos roubados, centenas de prisões de assaltantes, homicidas e estupradores, além de prisões de fugitivos da Justiça do Maranhão, e de outras entidades da federação brasileira.

Porém, o que vemos atualmente, é uma Delegacia Regional apática, desinteressada, displicente, no qual os trabalhos de outrora, entraram em total declínio, desandaram, e os exemplos de tais erros, estão estampados nos anais da imprensa bacabalense, pelo menos, parte dela, a verdadeira imprensa que não comunga de erros, e está de modo ético, do lado certo da notícia.

Talvez, por conta disso, essa mesma imprensa, que trabalha de maneira correta, informando e ajudando os cidadãos, telespectadores, leitores, ou ouvintes, a compreender os muitas vezes complicados processos de governo, ou até mesmo setores da polícia, conscientizando a todos a tomarem melhores decisões em diferentes níveis que poderão, ou não, afetá-los de qualquer maneira, esteja sendo alvo de represálias, medidas e ações, negativas, como respostas às críticas, não desconstrutivas, ou desrespeitosas, mas, baseadas na verdade dos fatos; culpa de seus investigadores? Não...

Continuemos...

Neste momento, abro espaço para duas perguntas; Qual o papel do titular de uma Delegacia Regional de Polícia? e quais suas atribuições?

Vamos lá, não sou um especialista na área de direito, mais como um curioso – estudante, e portanto, como um formador de opinião, irei dar meu ponto de vista sobre; Como cada um de vocês devem saber, o delegado é uma autoridade policial, portanto, cabe a ele, por lei, manter a ordem social, e tranquilidade coletiva, exercendo a sua autoridade e possuindo poder, ou seja, sua autoridade é função, e o seu poder, é na verdade é sua missão. Função e missão que devem ser totalmente empregados a serviço da população. Sua atribuição claro, é definida pela nossa Constituição Federal.

Todo delegado de polícia, tem como dever, aplicar a lei nos casos concretos que chegam até seu conhecimento. Além disso, deve ser a primeira autoridade a tomar conhecimento de um fato criminoso, decidindo a cerca de cada situação de acordo com sua convicção jurídica e legislação aplicável – ou seja, o delegado na verdade é um operador do Direito; e responsável pela manutenção da ordem pública.

INVESTIGAÇÃO FEITA POR FAMILIARES DE VÍTIMA.

Acompanhando o noticiário local, e isso é de conhecimento público para quem assiste diariamente, chegaram diversas denúncias de crimes que já foram cometidos em Bacabal, inclusive de homicídio, onde; Pasmem! Os próprios parentes da vítima, foram os que investigaram e descobriram sobre o possível autor e entregaram as informações na sede da 16ª DRPC, porém, pelo que se sabe, até o momento nada foi feito, nenhum mandado de prisão foi pedido pela Delegacia Regional, ou seja, para que serve ter uma, se essa não faz o que é de sua competência?

Seria bom alguém lembrar o titular da regional da Polícia Judiciária de Bacabal; que cabe a ele - por meio de sua atividade, prestar contas à Justiça, a sociedade, e as famílias das vítimas, que ainda choram as perdas de entes queridos, entregando a elas, a solução desses crimes, e levando para trás das grades, os causadores de tais delitos.

QUADRILHA DE ROUBO DE MOTOS EM BACABAL.

Outro caso mais recente ainda, deu-se após a prisão e apreensão de dois jovens, realizadas na tarde da última quarta-feira (14), onde, de acordo com o que eles relataram aos policiais, fazem parte de uma quadrilha especializada no roubo de motocicletas em Bacabal; e que são levadas para três cidades da Região, onde pelo menos, 50 motos já foram tomadas de assaltos na cidade e vendidas ao mesmo receptador, que seria morador de Santa Inês.

Essas informações, inclusive, foram veiculadas na edição do programa Cidade Viva, da TV Mearim, pelo repórter e apresentador Ray Lima, no qual, ele diz que o delegado regional Dr. Oséias Cavalcante, já tinha pleno conhecimento da ação da quadrilha, através de um levantamento minucioso realizado pelos operacionais investigadores da 16ª DRPC. O fato que chama a atenção nisso tudo, é o não prosseguimento por parte do Delegado Oséias, em pelo menos pedir mandados de prisão e realizar operações em conjunto com delegacias das outras cidades aonde a quadrilha opera; demonstrando literalmente, que está de braços cruzados, enquanto, por outro lado, se não fosse a briosa Polícia Militar do 15º Batalhão sediado em Bacabal, a população estaria penalizada e refém da bandidagem, que quer deitar e rolar às margens da Lei.

OUÇA A PARTIR DE AGORA, PARTE DA ANÁLISE FEITA SOBRE ESSE ASSUNTO, PELO APRESENTADOR RAY LIMA.


É por essas situações e por outras, que o delegado Dr. Oséias Cavalcante, tem que ser profissional, e se não está gostando de exercer a chefia da 16ª DRPC, pedir junto a alta cúpula de segurança pública, sua saída, pois o que não pode ocorrer, de forma alguma; é a população bacabalense sofrer as consequências por sua falta de operacionalidade como policial, e servidor público, pago pelo Estado, e através de nossos impostos.   

Bem pessoal, por hoje é somente isso, muito obrigado por ouvir até o final, e desde já, já te convido para o próximo quadro, “ASSUNTO EM PAUTA COM VR, aqui no nosso Podcast/Canal e Blog do Vanilson Rabelo, até nosso próximo encontro, forte abraço, valeu...

Redação/Vanilson Rabelo.

3 comentários:

  1. Delegado tem que pedir para sair e entregar pra outro mesmo ele não quer investigar e enquanto isso os investigadores com os olhos brilhando pra prender bandidos BOA MATÉRIA VANILSON RABELO GANHOU MAIS UMA INSCRITA LÁ NO CANAL E LEITORA AQUI

    ResponderExcluir
  2. BACABAL TÁ SÓ PERDENDO COM ISSO SERIA BOM ELE PEDIR PRA SAIR MESMO

    ResponderExcluir
  3. Vanilson fiquei sabendo que ele quer permanecer em Bacabal mais tomando de conta só do 1 DP que está sem delegado titular você tá sabendo dessa informação?

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do editor do Blog do Vanilson Rabelo. Ficando responsabilizado (a), quem o escreveu.