Páginas

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Associação dos Policiais Militares do Médio Mearim denuncia falta de estrutura e presta homenagem aos policiais

Em nota repassada à imprensa, a Associação dos Policiais Militares do Médio Mearim (ASPOMMEM) agradece aos policiais do 15º BPM que na terça-feira (3) enfrentaram e expeliram uma quadrilha fortemente armada que se alto denomina de “Novo Cangaço”. Segundo a nota, os mesmos ao perceberem a fragilidade da segurança pública do Maranhão, planejaram o que seria o maior assalto à empresa de seguro de valores e instituições financeiras da história do Estado.

Que com a voluntariedade de policiais de folga convocados pela associação, na hora dos fatos deram apoio aos policiais de serviço que trabalhavam com baixo efetivo, e impediram a ação criminosa.

A nota relata também a total falta de estrutura e condições de trabalho enfrentado nesse dia pelos policiais militares do 15º BPM. Falta de condições vividas diariamente em todo o Maranhão e já denunciada pela Associação dos Policiais Militares do Médio Mearim, inclusive, há poucas semanas sendo matéria em rede nacional como é possível assistir abaixo.

Nota de reconhecimento. 

A Associação dos Policiais Militares do Médio Mearim (ASPOMMEM), vem a público RECONHECER a postura destemida e ENALTECER com honrosos agradecimentos a todos os Policias Militares do 15º Batalhão de Polícia Militar de Bacabal, Estado do Maranhão, e, em especial, o Comandante, Tenente Coronel Jurandir de Sousa Braga, por atuarem de maneira corajosa, ágil e eficaz, no dia 03 de janeiro de 2017, ao enfrentarem a audácia de um bando de criminosos que auto se denominaram de “novo cangaço”. Os Bandidos tinham como alvo as Instituições Bancárias e uma Transportadora de Valores localizada na cidade de Bacabal. Encontravam-se fortemente armados com fuzis potentes, como 762, 556 e sub metralhadora UZI. Além disso, era um bando em grande número.

Porém, mesmo em notória desvantagem bélica, pois há no Quartel um número reduzido de fuzis, viaturas sem giroflex e comunicação via rádio de péssima qualidade, além de não possuírem um efetivo policiamento mínimo para uma cidade de grande porte como Bacabal, os policias militares de maneira destemida, perspicaz e estratégica realizaram um bloqueio, atravessando vários caminhões nas principais vias de acesso da cidade, além do confronto direto, inviabilizaram os atos delituosos pretendidos.

Dessa forma, conseguiram evitar que o bando adentrasse área urbana, o que, certamente, resultou na preservação de civis e militares, tendo em conta o inevitável confronto dentro da cidade. É digno de nota, ainda, que policiais de folga, quando foram convocados pela Associação dos Militares para que se juntassem à tropa, estes se deslocaram imediatamente em apoio aos colegas que estavam de serviço, em que pese, esse ser o seu mister, saíram no seu dia de folga, de seus lares do conforto de seus familiares, e se ofereceram voluntariamente para defender, proteger e guardar a integridade da sociedade bacabalense. Dessa forma, os valorosos Policiais Militares do 15º BPM, mais uma vez, deixam seus nomes escritos na história da Polícia Militar do Brasil, por terem realizado um brilhante trabalho.

O ato sublime de coragem, bravura e heroísmo desses militares frustrou o que seria um dos maiores assaltos a Instituições Financeiras do Estado do Maranhão. Desse modo, restou demonstrado que foi o empenho incansável de todos os policiais militares que proporcionou esse excelente resultado, sendo merecedores, portanto, do reconhecimento não só da população em geral, mas, principalmente, das autoridades que compõem o Estado do Maranhão, pelas dificuldades que enfrentam e pelo trabalho árduo que desenvolvem.

Esse episódio repercutiu de forma positiva nos diversos meios de comunicação da região e na mídia nacional, promovendo o prestígio da Corporação e do nome da Instituição Policial Militar perante a sociedade. Portanto, coragem, heroísmo, honra e abnegação diária definem os policiais do 15º BPM, que dedicam sua vida à carreia militar, embora pouco reconhecida pelos Gestores do Estado. Diante disso, a ASPOMMEM, como entidade representativa dos praças e sempre preocupada em combater as ações criminosas que assolam a sociedade, e que luta por uma Polícia cada vez melhor e bem estruturada, tem a honra de reconhecer e prestar aos mencionados policiais militares este digno enaltecimento.

Diego Silva Paixão
Presidente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do editor do Blog do Vanilson Rabelo. Ficando responsabilizado (a), quem o escreveu.