Páginas

sexta-feira, 8 de julho de 2022

Prefeita Vanessa Maia transformou Pedreiras na cidade mais banguela do país...

Matéria da Revista Piauí relevou que o município de Pedreiras no Maranhão possui 39 mil habitantes, mas em 2021 informou que realizou 540, 6 mil exodontias (extrações dentárias). O número surpreende, pois Pedreiras teria que realizar 14 extrações dentárias em cada morador do município.

 

Em comparação com a maior cidade do país, São Paulo, o número de exodontias apresentado pela prefeitura de Pedreiras é superior 4 vezes ao da região Paulistana.

 

Outro dado que chama atenção é que nos primeiros quatro meses deste ano foram realizadas mais 220 mil extrações. Para chegar até esse número, o município precisaria fazer dezenove extração em cada morador. Neste sentido, para efeito de análise, cada indivíduo adulto possui cerca de 32 dentes (16 em cima e 16 embaixo). A prefeita do município Vanessa Maia (Solidariedade), enfermeira de formação, foi procurada pela Revista Piauí para explicar por que administra a cidade mais banguela do país, mas ela não respondeu às ligações da reportagem.

 

Porém, a dentista que trabalha no centro de saúde de Pedreiras, Jaurilene Xavier, comentou à reportagem sobre a incidência de extrações dentárias na cidade.

 

“Antigamente, tinha mais procura por exodontia, mas agora não está tendo muito. São duas consultas, às vezes nenhuma por dia. É assim”, disse ela, sem ser informada dos números que a cidade apresentou ao SUS.


MV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do editor do Blog do Vanilson Rabelo. Ficando responsabilizado (a), quem o escreveu.