Páginas

sábado, 18 de novembro de 2017

Ato de bravura: Sargento Diogo é promovido a Subtenente em solenidade no 15º BPM de Bacabal


Foi realizada na manhã da última quinta-feira (16), a promoção deu-se por bravura após ato do governo do Estado, publicado no Diário Oficial do Estado do Maranhão, datado de 31 de outubro de 2017, através do Ofício nº 2285/2017-GAB/SEGEP, de 8 de agosto de 2017, a contar de 3 de novembro de 2013.


A promoção por bravura é uma forma excepcional de promoção, que resulta de atos incomuns de coragem e audácia, que ultrapassando os limites normais de cumprimento do dever, representam feitos indispensáveis ou úteis às operações militares, pelos resultados alcançados ou pelo exemplo positivo deles emanados, o que aconteceu com o agora Subtenente PM Francisco Oliveira Diogo no ano de 2013 na cidade de Paulo Ramos – MA.



O promovido, muito emocionado agradeceu a todos e a Deus, por estar vivo e participar de um momento impar, ser promovido a graduação de Subtenente PM. As insígnias foram colocadas pelos filhos do agraciado, os Soldados PM Diogo e S. Diogo, que, também, pertencem às fileiras da PMMA, trabalham no 15º BPM, fazem parte do Esquadrão Águia e atualmente concluíram com êxito o Curso do Cosar (Curso de Operações de Sobrevivência em Área Rural).


O Subtenente PM Diogo encerrou a sua fala com o seguinte versículo bíblico: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé”, escrito em 2 Timóteo 4:7, o que emocionou a todos os presentes.

A benção religiosa foi ministrada pelo Major PM Capelão Francisco Raposo. O Subtenente PM Diogo também recebeu do comando do CPAI-1 e 15º BPM um certificado como reconhecimento aos bons serviços prestados a briosa Polícia Militar e a sociedade maranhense.

Em suas falas o comandante do CPAI-1, Coronel PM Eurico e o comandante do 15º BPM, Tenente-coronel Rômulo, enalteceram as qualidades profissionais do Subtenente PM Diogo, por ser ao longo da sua carreira um militar exemplar, responsável, cumpridor dos seus deveres e obrigações, atos que sempre enalteceram o nome da Polícia Militar do Maranhão. Agradeceram a todos que se empenharam para que esta promoção por bravura fosse concretizada, em especial ao comandante Geral da PMMA, Coronel PM Pereira, que desde que assumiu o comando da corporação, não mediu esforços junto aos órgãos competentes para que a promoção por bravura do agora Subtenente PM Francisco Oliveira Diogo fosse efetivada, o que acabou se transformando em realidade em ato do governador do Estado do Maranhão, publicado no Diário Oficial no último dia 31 de outubro.

Entenda o caso

Na noite do dia 03 de novembro de 2013, os policiais militares da cidade de Paulo Ramos, receberam uma denúncia de que um homem estaria em um determinado bar da cidade armado com um revólver. Uma guarnição comandada pelo Sargento PM Diogo se deslocou até o local e ao realizar a abordagem, Aleksander Vieira Andrade, reagiu e durante o confronto, foi atingido na perna e imediatamente conduzido para o Hospital Municipal de Paulo Ramos, para atendimento especializado.

Já no hospital, o tio de Aleksander, identificado por Sivaldo Andrade Silva, se aproximou do Sargento Diogo e desferiu três tiros contra o militar, sendo que dois atingiram o graduado. Na confusão, Aleksander, mesmo ferido na perna ainda tentou pegar a arma de um policial que estava próximo do seu leito, no entanto, o Soldado PM foi mais ágil, conseguiu se desvencilhar e disparou contra o mesmo que veio a óbito. Das lesões, o Sargento PM Diogo, mesmo após cirurgia e fisioterapia, perdeu os movimentos dos membros inferiores., no auditório do 15º Batalhão PM da cidade de Bacabal, formatura Geral para a aposição de insígnias ao Subtenente PM Francisco Oliveira Diogo. A solenidade foi presidida pelo Coronel PM Eurico Alves da Silva Filho (Comandante do Policiamento de Área do Interior 1 / CPAI-1), e contou com a presença do Tenente-coronel PM Rômulo Henrique (Comandante do 15º BPM), demais Oficiais e praças do Batalhão, que marcaram presença na justa homenagem e promoção do agora Subtenente PM Diogo.

Blog do André Araújo.

Um comentário:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do editor do Blog do Vanilson Rabelo. Ficando responsabilizado (a), quem o escreveu.