Páginas

quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Ministério audita saúde em Bacabal





Durante os últimos quatro dias, 05, 06, 07 e 08, uma equipe formada por quatro auditores do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no Maranhão realizou, na secretaria municipal de saúde de Bacabal, auditoria referente ao período de janeiro de 2017 a junho de 2018 – intervalo que compreende o governo do ex-prefeito José Vieira Lins – e ao período de junho a setembro de 2018 – intervalo que compreende a gestão do prefeito em exercício Edvan Brandão de Farias – que teve como escopo as ações desenvolvidas pelo núcleo da Atenção Básica de Saúde (ABS), concernente aos serviços utilizados pelos pacientes diabéticos e hipertensos da rede Sistema Único de Saúde (SUS).

A auditoria visa fazer o levantamento de dados e informações sobre o atendimento deste público,” explicou o coordenador da equipe, Augusto Enéas Pereira Frazão Neto.

Ao secretário municipal de saúde, farmacêutico bioquímico Silas Duarte de Oliveira, foi solicitado e, in loco, concedeu todas as informações sobre o atendimento deste público e a quantidade de profissionais médicos nas Unidades Básicas de Saúde, gerenciamento da entrega de medicamentos na Central de Abastecimento Farmacêutico, número de hipertensos e diabéticos com 18 anos ou mais, relação de pessoas com hipertensão arterial sistêmica (HAS) e/ou Diabetes Mellitius (DM), atendidas pelo serviço de reabilitação; relação de usuários hipertensos e diabéticos com necessidade de acompanhamento domiciliar, dentre outros itens que foram auditados.

Esta ação não está sendo realizada só no município de Bacabal, mas em vários municípios do Brasil. No Maranhão também tem outras equipes que estão em campo. E após esse trabalho o Ministério da Saúde, provavelmente, vai consolidar as informações que formarão um diagnóstico geral de todas as cidades que foram contempladas nesta ação,” concluiu Augusto.

Assessoria/Prefeitura Municipal de Bacabal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do editor do Blog do Vanilson Rabelo. Ficando responsabilizado (a), quem o escreveu.