Páginas

sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Bacabal sedia curso sobre Consumo e Educação Ambiental...



Da Assessoria/Prefeitura Municipal de Bacabal.

Com o objetivo de ampliar a capacidade dos educadores para a inclusão do conhecimento sobre o Consumo e o Meio Ambiente no currículo escolar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Bacabal (Semmam) está promovendo um curso sobre o consumo sustentável e educação ambiental.

O evento foi aberto nesta quinta-feira, 29, e será finalizado amanhã, sexta-feira, 30, no auditório da Assembleia de Deus, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h. Participam do curso professores e educadores do Ensino Fundamental da rede municipal e estadual, acadêmicos, representantes de entidades ligadas ao Meio Ambiente e o público em geral.

O curso está sendo ministrado pelo Prof. Dr. Antonio Sergio da Silva, que na ocasião representa a Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (SAIC/MMA). Ele exaltou algumas iniciativas já desenvolvidas pela (Semmam) de Bacabal e disse está otimista com o resultado do curso.

Patrícia Queiroz, coordenadora de educação ambiental, avaliou a temática como sendo importantíssima saber como se trabalhar os tópicos dentro do currículo escolar, saber fazer os planejamentos e projetos na área do Meio Ambiente, com o intuito de externa estes conhecimentos para os alunos.


“Quem não veio está perdendo a oportunidade de aprender um pouco mais sobre o que é educação ambiental. É um momento ímpar para quem trabalha na área ambiental, para professores e alunos,” frisou o Presidente do Comitê de bacias do Rio Mearim José Filho.

O secretário adjunto da (Semmam), Madson Silvam, explicou que o curso “é um momento inédito para cidade Bacabal e região, já que foram convidados representados de 14 municípios. Esperamos que todos possam tirar proveito do curso e saiam daqui com consciência ambiental, que é o que todos nós precisamos”.

Conteúdo do curso

Prática sociais: a evolução da vida societária e a racionalidade socioambiental; comunidades aprendentes e comunidades interpretativas; recursos naturais; consumo e as práticas envolvidas; sustentabilidade e os princípios em dimensões; ecopedagogia e cultura solidarista.

O que é Educação Ambiental

Educação ambiental é uma área do ensino voltada para a conscientização dos indivíduos sobre os problemas ambientais e como ajudar a combatê-los, conservando as reservas naturais e não poluindo o meio ambiente.

Esse tipo de educação representa um processo empregado para preservar o patrimônio ambiental e criar modelos de desenvolvimento, com soluções limpas e sustentáveis. Não apenas do ponto de vista ecológico, mas também a partir de aspectos políticos, econômicos, sociais, éticos, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do editor do Blog do Vanilson Rabelo. Ficando responsabilizado (a), quem o escreveu.